O Museu do Instituto Biológico
- ecscgrupo2017
- 12 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Exposição Planeta Inseto
Onde: Museu do Instituto Biológico - Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo/SP (próximo à estação Ana Rosa do metrô).
Quando: De terça a domingo, das 9h às 16h
Tempo de duração da visitação completa: 2h
Se existe uma pesquisa de satisfação dos visitantes: Sim
Se o espaço requer traje específico (questão de segurança): Não
Acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais: Não há.
O projeto é coordenado pelo Instituto Biológico (IB-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tendo como parceiros UNESP – Centro de Estudos de Insetos Sociais, Fiação de Seda BRATAC – Bastos e Syngenta.
Possui como missão e objetivos:

Organização geral do espaço:
O museu fica relativamente perto do parque do Ibirapuera. Indo de carro, o lugar fica logo após o Instituto de Engenharia e a entrada possui uma grande placa informando “Exposição Planeta Inseto”. O estacionamento é gratuito para os visitantes do museu, mas é relativamente pequeno assim como o museu. Existe uma pequena escadaria que dá acesso a entrada do museu pelo estacionamento, no entanto os banheiros não são facilmente localizáveis, foi preciso perguntar aos funcionários sobre a localização. Entrada e saída são bem sinalizadas e facilmente localizáveis.
Presença de monitoria:
Os monitores eram estudantes de graduação e pós graduação, alguns deles atuantes em pesquisas em áreas específicas com insetos e no instituto de biologia, mas aparentemente não possui formação em Libras.
Planos de Melhoria:
Melhorar a sinalização dos banheiros. Existem alguns degraus na parte interna que impede que pessoas com dificuldade de locomoção transitem livremente, por isso é necessário implementação de rampas para melhorar a acessibilidade, o que pode não ser viável, pois o prédio onde o museu está instalado é tombado pelo patrimônio histórico, não podendo sofrer mudanças e/ou passar por reformas.
Estrutura de alimentação no espaço ou nas proximidades:
Não existem estrutura de alimentação no espaço, mas existem restaurantes, lanchonetes e um shopping na região.
Limpeza e manutenção:
O lugar é simples, pequeno e limpo, exceto pelos banheiros.
Acolhimento:
Ficam presentes no local de 2 a 3 monitores, eles cumprimentam os visitantes e os deixam à vontade para explorar o museu, ficando disponíveis para orientar, tirar dúvidas e até fazer uma visita guiada.
Público alvo:
Seu público alvo são crianças e adolescentes de 4 a 16 anos.
Público visitante:
A exposição recebe visitantes de todas as idades.
Acervo:
São poucos os insetos vivos em exposição, mas existem folders que apresentam informações sobre espécies. Existem placas de identificação em cada viveiro que mostram algumas características curiosas, além de informar a origem, a família, o gênero e a espécie.


Conteúdos abordados pelo museu nas áreas de atuação:
Tecnologia Sustentável: É o desenvolvimento de tecnologias economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas para o controle de pragas agrícolas.
Controle biológico: É o uso de inimigos naturais para diminuir a população de uma praga. Componente fundamental da natureza, o controle biológico abre espaço para uma agricultura sustentável.


Comments